[Dossiê] Vigilância x Segurança… no computador

adaptado de: Recife Resiste!

A situação é grave. Passou o tempo de se sentir seguro, estamos todos sendo constantemente violados no nosso direito à privacidade. As investidas vêm de um Estado cada vez mais policial e de corporações que colaboram com a lógica do controle para poderem aumentar seus rendimentos. Não são apenas nossas ações políticas que estão sendo vigiadas. Também estão sob escuta nossos relacionamentos, nossas transações bancárias, ou seja, toda nossa vida. Esse cenário pode gerar medo e passividade, mas não temos mais tempo para isso. A paralisia só piorará esse cenário. É a hora de conspirarmos, mas silenciosamente. Para evitar a paranoia a melhor solução é fazer o possível para estar seguro.

Essas breves dicas têm como intuito dificultar o controle a que todos nós estamos expostos. A ideia é fornecer caminhos a se seguir. Isso não é uma solução para todos os problemas, pois na era digital uma comunicação livre de controle é quase uma utopia. Porém a proliferação de novos usos na internet deixarão tudo muito mais trabalhoso para os que nos perseguem.

(Clique nos nomes para seguir para os links)

Tem boi na linha

Essa é uma boa introdução para entender e lidar com a vigilância na internet. Trata desde o funcionamento da vigilância até as formas mais comuns e eficazes de se proteger.

Manual de segurança do Saravá

Esse manual tem como objetivo orientar grupos ativistas, movimentos sociais ou qualquer pessoa para questões de segurança, privacidade e direitos civis.

Prism Break

Essa é uma lista que fornece alternativas aos programas que possibilitam a vigilância.

Oficina Antivigilância

Oficina responsável pelo Boletim Antivigilância que informa as novidades sobre o tema.

Autodefesa no e-mail

Esse guia vai lhe ensinar uma habilidade básica de autodefesa contra vigilância: criptografia por e-mail.

Como combater a viligância online

Esse guia é uma breve introdução à segurança online, não confie sua vida a ele, continue pesquisando.

Online_Portuguese_Inline