Chamada de Solidariedade à Ilya Romanov

Carxs amigxs! Pedimos a solidariedade de todxs com Ilya Romanov, anarquista russo acusado de “terrorismo”, que já está a um ano na cadeia. CNA-Moscou inclui ele na lista de presxs politicos anarquistas.

Em 26 de Outubro de 2013, o anarquista de 46 anos Ilya Romanov foi ferido na cidade de Nizhnii Novgorod. A explosão que ocorreu tarde da noite feriu gravemente sua mão esquerda e queimou sua face. Ilya foi levado ao hospital aonde os médicos amputaram seu braço. Romanov explicou para a polícia que ele usou de forma equivocada um fogo artifício. Em Dezembro de 2013 Romanov foi acusado de “tentativa de cometer um ataque terrorista”. Mas não existem razões para as acusações de terrorismo no exame de corpo de delito. O artigo contra terrorismo explicita atos de “intimidar pessoas e ameaçar suas vidas, causando dano significativo à propriedade ou outras consequências sérias no intuito de influenciar a tomada de decisões pelas autoridades ou organizações internacionais”. Está óbvio que nesta situação não poderia haver intimidação, nenhum risco de morte ou dano significativo à propriedade visto que um fogo de artifício é fraco demais para isso, e Ilya se feriu apenas porque esse explodiu em suas mãos. Os investigadores da FSB decidiram fazer “um caso muito importante” dessa história para justificar sua própria existência. Eles plantaram dois arquivos com panfletos no computador de um amigo do Ilya. Os investigadores afirmam que Ilya iria espalhar clamores políticos após o ataque a bomba a uma instituição, mas não conseguiu fazê-lo por causa da explosão. FSB está usando o passado de Ilya como uma importante evidência de suas intenções de cometer um ato terrorista.

A investigação acabará em dois meses e nós precisamos de dinheiro para bancar a análise linguística dos arquivos plantados, convidar especialistas para o julgamento e também pagar pelos advogadxs. Nós conseguimos coletar dinheiro para um ano de serviços dxs advogadxs e para duas investigações independentes. Porém agora estamos precisando muito de dinheiro, cerca de €2,300 e temos apenas €750.

Contexto

Ilya se envolveu com a movida anarquista nos anos 80 na cidade de Nizhni Novgorod, que então se chamava Gorky. Uma de suas primeiras ações na era soviética foi a publicação de panfletos, que foram todos parar nos arquivos da KGB.

Esta é a terceira vez que ele é acusado de envolvimento com a luta armada. Na primeira vez ele foi detido em Moscou em Outubro de 1998, como suspeito de ser membro do grupo clandestino “Nova Alternativa Revolucionária”(Новая революционная альтернатива – НРА). No final foi forçado a um tratamento compulsório em um hospital psiquiátrico, sendo solto em 2002.

Ilya não ficou muito tempo em liberdade: em Dezembro de 2002 foi preso na Ucrânia, como um dos suspeitos de uma organização revolucionária clandestina. Então passou 10 anos na prisão. As acusações contra ele incluiam comércio ilegal de pequenas armas de fogo e um ataque a sede da SBU (antiga KGB) na Ucânia. Todas as prisões foram acompanhadas de extrema tortura. Sergey Berdyugin, 20, morreu em decorrência das torturas em 1º de Novembro de 2003. Ilya recusou todas as acusações e afirmou ter sido torturado mental e fisicamente durante sua detenção pré-julgamento. Ele começou uma greve de fome e cortou as veias de seu pescoço com uma gilete no meio da audiência para protestar contra o tratamento desumano. Ele foi solto em Dezembro de 2012.

Mais informações:
http://www.left.ru/inter/march/nra.html
http://sovietrussianow.blogspot.it/2013/06/for-socialist-future-of-country_28.html#.VE__BETdESk

Endereço para cartas:
Ilya Eduardovich Romanov, 1967 g.r., FKU SIZO-1, ul. Gagarina, d.26-a, 603098, Nizhnii Novrogod, Russia (letters should be in Russian only and should not contain statements about political activities of anarchists)