Mostre seu rabo para as autoridades: chamado à solidariedade com os anarquistas da Bielorrússia de 25 fevereiro à 1 março

Ação de solidariedade em Minsk com as pessoas detidas em um concerto punk. Poster lê: Eu sou um oficial da SWAT, eu não dou a mínima para a lei.

O quarto mandato presidencial de Alexander Lukashenko irá expirar em 2015. Em 21 anos Lukashenko conseguiu suprimir quase todas as lutas sociais no país, matar vários opositores políticos na década de 90, e erradicar quase toda a oposição oficial. Lukashenko não permitiu que a sociedade bielorrussa transcendesse os limites da mentalidade soviética. Qualquer queixa ou crítica ao governo se encontram com repressão da polícia ou da KGB. Quaisquer tentativas de se organizar encontram com acusações e histeria do Estado. A política do governo pode ser descrita simplesmente como se segue: “Tudo o que não pode ser controlada deve ser destruído “. Neste momento o Estado bielorrusso está lentamente mas cada vez exterminando qualquer dissidência ou pensamento independente.

Com as eleições previstas para novembro deste ano a pressão sobre os movimentos sociais está aumentando. Autoridades têm medo de que o cenário ucraniano se repita em Belarus e fazem de tudo para lutar contra os “extremistas”: todas as pessoas que estão pedindo a mudança do regime vigente.

Ao longo dos últimos dois meses 10 pessoas ligadas ao movimento anarquista foram presos. Oito deles tem de 10 a 25 dias de prisão com base em casos forjados de resistência à polícia e vandalismo menor. dois deles já foram presos antes em dezembro e passaram 5 e 10 dias na prisão e mais tarde foram demitidos dos seus trabalhos. Desta vez, eles foram presos uns dois dias depois de terem encontrado um novo emprego. Os ativistas ligam as repressões com diversas ações de solidariedade contra a brutalidade policial em um concerto punk do Ano Novo. A polícia invadiu o concerto, fez uma lista de todos os participantes e filmou-os. Duas pessoas foram presas no concerto por distribuição de materiais “extremistas”. Depois que tudo isso as pessoas listadas no concerto começaram a receber visitas da polícia que trouxe notas oficiais exigindo que parassem suas atividades “extremistas” . Há também frequentes ameaças em redes sociais que vêm de pessoas, obviamente, ligado à polícia.

Em novembro de 2014, as autoridades prisionais iniciaram outro processo criminal contra Mikalai Dziadok, que está cumprindo uma sentença de quatro anos e meio na prisão depois das repressões de 2010. Desta vez, ele é acusado de grave violações de regras da prisão. Durante os quatro anos de prisão Mikalai ficou muitas vezes em regime de isolamento em que as autoridades tentavam pressioná-lo e quebrar seu espírito. Agora Mikalai, que era para ser solto em março deste ano, está enfrentando acusações que podem mantê-lo na prisão por mais de um ano. Parentes e amigos não têm dúvidas sobre a decisão do tribunal, uma vez que a mesma tática foi usada contra um dos ativistas da oposição conservadora. Assim, o governo será capaz de manter Mikalai na prisão durante as próximas eleições.

Além disso, o anarquista Ihar Alinevich, que está cumprindo uma sentença de 8 anos de prisão por uma ação de solidariedade com antifascistas russos, era uma vez novamente jogado em uma cela de castigo – a quinta vez nos últimos 4 meses.

Durante a campanha eleitoral, em 2010, dezenas de anarquistas e posteriormente também ativistas da oposição passaram por detenções e prisões. Mais de 50 pessoas acabaram na prisão por política incluindo cinco anarquistas. Três deles ainda estão presos. Não há dúvidas de que o governo está se preparando e vai tentar silenciar qualquer dissidência por todos os meios. Estes dias a maioria de nós espera só um maior nível de repressão.

Por isso, apelamos a toda a gente que está lendo este para ir para as ruas, no período de 25 fevereiro à 1 março para ações de solidariedade com anarquistas e ativistas sociais da Bielorrússia na sua lutar por um mundo justo e contra a ditadura. Cabe a você decidir a forma das ações, mas só podemos salientar que as duas ações de solidariedade em Minsk, onde as pessoas expuseram suas bundas causaram um grande interesse na sociedade e febre alta entre os policiais. Isso é por isso que acho que é hora de mostrar o seu rabo para as autoridades e tomar posse de sua vida.

Para uma sociedade livre
Contra a ditadura e opressão
Cruz Negra Anarquista Belarus

novo-logo