[Itália] NO MUOS: Nove de agosto, um ano e um dia

italia-no-muos-nove-de-agosto-um-1

O movimento NO MUOS, no âmbito do acampamento convocado no presídio permanente de Cda. Ulmo, de 6 a 12 de agosto, tinha feito um apelo à mobilização contra a estrutura militar das forças armadas americanas. Milhares de pessoas atenderam, desfilando até as redes da base seguindo o bloco de abertura composto pelo comitê NO MUOS de Niscemi, pelas mães NO MUOS, pelos comitês de base de toda a Sicília e por tantos outros militantes, de grupos organizados ou não, de toda a Itália.

O cortejo variado, atravessou a estrada que, do presídio permanente conduz ao portão 1 da base NRTF. Muitas as faixas abertas, as bandeiras NO MUOS e um grandíssimo bandeirão palestino com a inscrição “Gaza-Niscemi Resistência”.

A manifestação parou nas proximidades das antenas onde, há dois dias, haviam subido sete ativistas para reivindicar firmemente a rejeição da guerra, obrigando as autoridades da base a interromper as comunicações militares.

Os manifestantes conseguiram enfrentar a resistência das forças da polícia, e suas cacetadas, e penetraram quase que totalmente no interior da base NRTF, a qual ocuparam pacificamente por algumas horas. Na ocasião, cinco dos ocupantes das antenas desceram das treliças e saíram da base protegidos pela multidão de manifestantes, enquanto dois ativistas decidiram continuar com o protesto.

Um ano depois, o movimento demonstrou ainda ser capaz de envolver milhares de pessoas, reivindicando a terra que foi ocupada pelos americanos, confirmando a validade dos objetivos dessa luta, que não somente não abaixa sua guarda, mas relança a oposição ao MUOS sempre com novas táticas e estratégias.

Mais infos: nomuos.info

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=dcrmdcyOP5o&feature=share

Tradução: Carlo Romani
Fonte: agência de notícias anarquistas